PROCESSO DE CRIAÇÃO

    Antes, meros espectadores. Agora sabemos o que é dar de tudo para fazer um bom espetáculo. E com isso, publicar nosso trabalho duro. Não trabalhamos ainda, mas ser estudante é por ai...
    Para compor o teatro não só precisa do ator no palco, mas há outras pessoas que são de tão importância quanto: o iluminador, o sonoplasta, o cenógrafo, o figurinista e o maquiador. É a ligação de todas essas pessoas que transformam e realizam a maravilhosa experiência de transmitir a realidade cênica para todos que queiram ver, ou ouvir, ou sentir, ou... etc, etc, etc.


ATUAÇÃO


       Aos atores foram designadas as tarefas de aprender o texto da peça e ter uma imagem de um desenho animado que inspire a criação do seu personagem, com comentários sobre as escolhas do personagem e quais os elementos pretende usar (ex. figurino, ações físicas, modo de falar ou de andar); além de fazer uma descrição das ações do personagem de no mínimo 30% do espetáculo. Portanto o trabalho do ator, necessariamente falando, é estudar o seu personagem da maneira mais profunda possível, para assim dar uma palheta de interpretações ao espectador, ou seja, coletar informações sobre o outro ser que irá ser "transformar" e, com isso, fazer uma ótima performance, não importando qual a sua importância na peça. Este deve ser o lema de cada ator.

CENOGRAFIA


     O cenógrafo é aquele que faz com que o espaço dramático escrito de transforme em cenário, ajudando na formação dos personagens e dando vida, realidade, espaço, cores a peça. Suas tarefas é  de escrever um texto sobre o material usado para composição do cenário; dizer quais sensações quer provocar com esse cenário; especificar o espaço dramático e o espaço cênico de cada cena (mín. de 30% do espetáculo); fazer desenho do espaço cênico, especificando o que é cada imagem utilizada (planta baixa e vista frontal); especificar o material que vai utilizar. 

FIGURINO


      O figurinista veste o personagem não só pelas roupas, mas também para dar um sentido implícito, que pode se relacionar com o espetáculo, ou com a temática, ou com sentimentos, etc. Portanto, ele faz caracterizar o personagem seguindo um objetivo, uma intenção. Todos os atores deverão está com figurino, terá escolher uma linha estética de criação do figurino (naturalista, realista, futurista, entre outras) e procurar explorar a personalidade do personagem e relacioná-lo com os outros ao escolher uma paleta de 5 tons para o figurino.

ILUMINAÇÃO


       O encarregado da iluminação também é muito importante. Ele pode transmitir sentimentos com a posição da luz ou com as cores que pode colocar naquele momento. Aqui a sua tarefa é estudar e escrever um texto sobre os tipos de refletores utilizados na iluminação cênica; escolher cores para provocar sensações com a iluminação, de acordo com a cena; dizer qual sensação quer provocar com a iluminação de cada cena; fazer um desenho de luz da cena, mostrar quais são as regiões em evidência, se haverá foco ou não; explicar o diálogo da luz com o cenário e com o figurino.

SONOPLASTIA
 
     E por fim, mas não menos importante a sonoplastia. É sem dúvida de maneira importantíssima para as artes cênicas. Transmite e envolve emoções nas cenas, auxilia na compreensão do que o autor quis dizer e propõe mais realismo a peça com seus sons constante e onomatopeias. A tarefa é de escrever um texto sobre a forma que vai compor a sonoplastia; dizer quais sensações quer provocar com as sonoridades escolhidas; detalhar e levar para o ensaio, a sonoridade constante e a inserções sonoras; levar equipamento ou instrumentos que serão usados na execução da sonoplastia; fazer um estudo sobre o uso de um programa de edição de som;  e escolher um filme que a trilha sonora inspire a criação da sonoplastia do espetáculo.



OBS.: Todas estas tarefas que estaremos fazendo os poucos serão, sem exceções, postadas neste blog e no grupo do facebook (para saber qual é, basta acessar o índice na página inicial "Home"). E só para quem ficar perdido, no nosso grupo, o cenógrafo, maquiador e figurinista é a mesma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário