domingo, 22 de setembro de 2013

FIGURINO VIÚVA, PORÉM HONESTA - POR RAFAELA ARAÚJO




Figurino criado por nossa componente Rafaela Araújo que para as tarefas de divulgação do blog e análise escreveu o texto a seguir (100% do espetáculo).




Os atores da peça teatral Viúva, porem Honesta, segue uma linha estética de criação do figurino realista, ou seja, o sentido real e a palheta de 5 tons para o figurino são: Branco, preto, vermelho, marrom e .
Obs: todos os personagens apresentaram uma peça vermelha em seu figurino para haver uma sintonia entre eles.


 Ivonete
Adulta: Usa um vestido colado preto acompanhado de um véu rendado preto em volta da cabeça com a intenção de representar que ela estava no enterro de seu marido. E também, utiliza um salto alto.

Criança: Utiliza peças de roupas estilo colegial com a intenção de representá-la mais nova, que seria uma saia rodada preta com branco, uma blusa branca folgada e um casaquinho bege. Seu calçado é um sapatinho baixo vermelho que acompanha uma meia preta. Alem de que utiliza  uma tiara vermelha para dar uma idéia melhor de criança.

Ivonete Adulta
Ivonete Criança

   Madame Cri-Cri
Por ser uma meretriz experiente, suas roupas são  coladas e curtas, e escolhidas em tons provocantes, que seriam o vermelho e preto em sua predominância, para seduzir. Usa um corsele preto, uma saia vermelha, um lenço em estampa de onça e uma meia calça preta. Seu calçado. Além de ela ter um leque que ela utiliza o tempo todo justamente por ter um calor dentro de si.

Dr. Lupicínio
Por ser um psicanalista respeitado e sofisticado, utiliza um terno, que servira também para sua curiosidade devido estar sempre com um bloco de anotações consigo. Há presença de tons cinzas em sua roupa. Além de que é um homem experiente, então utiliza-se uma maquiagem de envelhecimento.

 Dr. Lambreta
Ele encontra-se com calça, sapato e bata brancas que representam a imagem de um médico e uma blusa listrada vermelha com branco para dar a entender que ele não é um medico normal. E a isso vem acompanhado uma maquiagem de envelhecimento para indicar o quão experiente ele é nesse ramo. Principalmente por ele apresentar característica de ser corcunda.


Tias Assembléia e Solteirona
Por serem mulheres honestas e recatadas, procuram sempre esconder seu corpo com as roupas muito compostas, que seriam, por exemplo, saias até os joelhos e blusas folgadas que não hajam decote. Além de apresentar cores menos chamativas, no caso o marrom, que indicam a timidez delas. Utilizam como símbolo de honestidade, o terço. E também há o uso da maquiagem de envelhecimento nelas.
Tia Assembléia
Tia Solteirona
 
  Dorothy Dalton
Devido ele sair da FEBEM, as roupas que ele veste são todas cinzas e com características de sujas. Mas, ao decorrer da peça, devido ao fato de se tornar um crítico de teatro, seu figurino sofre umas drástica transformação: passando de roupas sujas, paras roupas formais que vão realçando os traços de sua personalidade, assim utiliza um terno preto, uma camisa vermelha, uma calça jeans, um cachecol bege, e um óculos branco de forma que mostre que ele tem estilo.

Presidiário da FEBEM
Crítico de Teatro
Enfermeiros
Se vestem com roupas brancas com o intuito de representar a imagem do âmbito que atua. Mas também há a presença de algumas peças vermelhas para dar a entender que não são enfermeiros normais.     


Pardal
É o assistente de Dr. JB, um ser superior, e por isso deve se apresentar de forma adequada mas que mostre a sua simplicidade. Assim, usa roupas sociais simples e em tons branco e preto que mostra justamente esse contraste entre a simplicidade e a subordinação. Além de usar uma boina vermelha que é um acessório que ele gosta muito, contudo o Dr. JB a detesta.

Homem do Sonho
Homem bastante sedutor que utiliza uma camisa social toda aberta e uma calça social preta que fica até metade da batata com o intuito de deixar a mostra os seus músculos. 

Diabo da Fonseca
Usa roupas com predominância do branco, devido ser uma cor que se associa a poder, que induz a sensação de elegância e sobriedade, nas quais seriam uma calça branca, um paletó branco, e uma camisa vermelha. E como caracterização do personagem, utiliza esparadrapo na testa com o intuito de esconder os chifres.

Neide
Por ser uma empregada de um homem poderoso, ela utiliza um espécie de uniforme que seria uma saia cinza, com um avental branco, uma blusa vermelha e uma tiara branca. Está sempre com uma bandeja prata e um espanador vermelho.

 Dr. JB
É um homem bastante poderoso por ser dono de um jornal, mas também é grosso e está sempre agoniado e estressado com tudo, por isso sua roupa é desajeita e apresenta tons mais escuros com o intuito de demonstrar preocupação e agitação. Utiliza uma camisa social cinza, uma gravata vermelha e uma calça preta. Há também o uso da maquiagem de envelhecimento.

 Padre
 Ele usa uma bata com as mangas até o cotovelo e que bate no meio da canela com a tonalidade branca com o intuito de dar uma sensação santidade e com uma faixa vermelha que vai do pescoço até os pés. Há a presença de um terço em seu pescoço e ele estará acompanhado de uma bíblia e uma cruz de madeira pequena.

 Ladrãos
Se vestem com regatas e shorts simples para caracterizar que são pessoas de classe pobre. Além de ter a presença de boinas e óculos para esconder sua identidade.

Vendedor de Cerveja
Ele se veste com uma camisa de futebol, um short simples, e utiliza uma pochete. Acompanha-se um carrinho de mão que tem cervejas dentro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário