domingo, 22 de setembro de 2013

ILUMINAÇÃO PARTE 2 - POR VICTÓRIA ELLEN

          Bom, na minha primeira postagem sobre a iluminação da nossa peça, concentrei a análise nos 30%. Agora veio a  vez dos 70%. Nessa tarefa semanal, o iluminador teve a responsabilidade postar sobre dizer qual é a sensação que quer provocar com a iluminação nas cenas e fazer um desenho de luz das cenas, ou seja, regiões em evidência, com foco ou não. Confiram e aproveitem para conhecer mais.

SENSAÇÃO PROVOCADA COM ILUMINAÇÃO (70% DA PEÇA)

           Os 70% da peça começa com o segundo quadro no segundo ato. Nele, não há muitas mudanças. A cena é na casa de Dr. JB e é utilizado uma geral esquerda e central, não só para iluminar o cenário, mas também é muita gente nesta parte. Há também os focos direito traseiro, pois tem algumas pessoas que estão observando a cena junto com o público e fazer perceber isto, e central frontal, para dar ênfase na angústia da demora sofrida pelo Dr. JB e, posteriormente, no casamento de Ivonete e Dorothy Dalton, uma das partes mais importantes da história. Depois, há uma conversa entre Madame Cri-Cri e Tia Solteirona que parece mais interessante e particular e que é dada atenção com o foco esquerdo frontal. A atençãodo espectador neste instante constroi a personalidade de dois personagens que levam a reflexão, e a iluminação auxilia neste processo. E uma última mudança de luz neste quadro se enquadra numa das partes cômicas, o Dr. Lambreta e, no quadro, vindo para o palco de velocípede de criança com a iluminação do corredor da plateia, para chamar atenção e provocar risadas.
         No terceiro e último ato, acontece as maiores reviravoltas e conclusões das confusões, com isso, quando a iluminção trabalha mais para completa todo um contexto e criando sensações. Começa com uma geral direita e foco direito traseiro, para as pessoas que estavam observando a cena do passado no presente, marcando a troca de tempo. Em seguida, volta ao passado de novo, porém agora com todos os personagens participando. Acende-se uma luz geral esquerda e central para caber todo o cenário e todos os personagens. Contrapondo e dando volume e evidência, utiliza-se os focos central traseiro, na mesa do Dr.JB que vira uma cama improvisada e objeto muito importante da cena, já que esta é sobre a noite de núpcias; esquerdo traseiro e esquerdo frontal, iluminando a mesa de Pardal e dos convidados e esquerdo frontal para preenchimento da atuação dos personagens, para eles transmitirem agonia e impaciência se movimentando muito e dando agitação a cena, onde há diálogos rápidos. Quando Dr. JB chama Pardal para um canto, acende o foco direito frontal, para dar particularidade à cena e ajudar a construir o comportamento e o humor dos personagens. Há uma segunda entrada do Dr. Lambreta vindo num pequeno velocípede, precisando novamente da luz do corredor, grande e espaçosa, como o Dr. Lambreta. A união dos amantes que ocorre também precisa de evidência, por isso, liga o foco central frontal.
          No mesmo ato, acontece uma breve escuridão, para marcar uma passagem de tempo que contem os focos central e esquerda fortes - 100% - para dar sensação de dia, amanhecer; e como luz contra essa, focos esquerdo frontal, central frontal e esquerdo traseiro, para além de dar importância a algumas áreas, conceder mais preenchimento e não deixar só uma luz forte na cara do personagem, ficando feio e sem contorno. Ocorre a última invocação de flashback, mostrando como foi a morte de Dorothy Dalton: primeiro, acende a luz do corredor e o set light, numa "margem" entre o palco e o público e desligando luz do palco, somente deixando um foco - direito traseiro - destacando os personagens que estão somente assistindo aquele flashback; segundo, ocorre a cena, com todas as gerais acesas - direita, central e esquerda - para dar a percepção de dia e ambiente externo; e quando Dorothy Dalton morre as luzes gerais esquerda e direita continuam - em 80% - e a central abaixa - para 40% -, para criar pontos de luz e escuridão, ar de drama, mas não tanto e enfatizar a morte, a qual sem ela não havia este desenrolar de toda a peça. E volta a configuração anterior. Quando o Diabo da Fonseca vai fazer uma ligação, para dar ênfase, a geral esquerda vai abaixando, enquanto a geral central e o foco central frontal aumentam, além de colocar uma luz forte em cima do personagem, dando uma sombra diferente e separando do grupo para conversar ao telefone. E em seguida volta a iluminação de antes. No final, o Diabo da Fonseca traz de volta o falecido marido e para isso e proporcionar um ar de mágica e humor, é separado dois focos: o direito frontal - onde o Diabo fica - e central traseiro - o Dorothy reaparece -, ao mesmo tempo em que as gerais central e esquerda baixam, até ficarem em segundo plano com 30% de incidência. O foco acompanha o marido para completar o andamento do "milagre", abaixando o foco central traseiro e acendendo o foco central frontal. Quando todos os personagens saem e resta somente o Diabo, Ivonete e Dorothy, as gerais voltam a ser em 30% e os focos - central frontal e direito frontal - ficam em primeiro plano para dar mais emoção ao desfecho e a fala do Diabo junto com a atitude de Dorothy e Ivonete com a situção. E quando o Diabo da Fonseca consegue o que quer - Ivonete - fica só um foco neles, central frontal, para sentir "romance" e o fim dessa complicação toda.

DESENHO DE LUZ DAS CENAS


1º DESENHO

 Segundo quadro do segundo ato: geral esquerda e central, com foco direito traseiro e foco central frontal.

2º DESENHO

Segundo quadro do segundo ato: geral esquerda e central, foco central frontal, foco direito traseiro e foco esquerdo frontal (conversa entre Madame Cri-Cri e Tia Solteirona).
 
3º DESENHO

Segundo quadro do segundo ato: entrada e saída de Dr. Lambreta com utilização da luz do corredor da plateia.
 
4º DESENHO

Começo do terceiro ato: volta a conversa do presente. Geral direita e foco direito traseiro.
 
5º DESENHO

Terceiro ato no passado (noite de núpcias): geral esquerda e central, focos central traseiro, esquerdo traseiro e esquerdo frontal.
 
6º DESENHO

Conversa entre Dr. JB e Pardal, foco esquerdo frontal apaga e foco direito frontal acende - terceiro ato.
 
7º DESENHO

Segunda entrada de Dr. Lambreta no terceiro ato: acende-se luz do corredor.
  
8º DESENHO

União dos amantes - terceiro ato: acende-se foco central frontal.
 
9º DESENHO

Segunda parte do terceiro ato - após breve escuridão: geral central e esquerda, focos esquerdo traseiro, esquerdo frontal e central frontal.

10º DESENHO
 

 Invocação do flashback do terceiro ato - morte de Dorothy Dalton: luz do corredor e set lights numa pequena margem entre o palco e o público, apaga-se a luz do palco, restando apenas o foco direito traseiro (personagens observando).
       
11º DESENHO

Continuação do flashback do terceiro ato: geral esquerda, central e direita com 80% e foco direito traseiro fraco.

12º DESENHO

Conclusão do flashback: geral central diminui para 40%.

13º DESENHO

Após acabar o flashbach e voltar a iluminação anterior, a cena em o Diabo da Fonseca fala no telefone a geral esquerda abaixa e o foco central frontal aumenta.

14º DESENHO

Mágica do Diabo da Fonseca trazendo de volta Dorothy Dalton no terceiro ato: geral central e esquerda abaixam para 30% e focos direito frontal e central traseiro.

15º DESENHO

Foco acompanhando Dorothy: apaga foco central traseiro e acende foco central frontal.

16º DESENHO

Última fala do terceiro ato, somente Ivonete e Diabo da Fonseca no palco: geral esquerda e central em 30% e foco central frontal forte.   


Fonte 2D: http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/lablux/lablux.swf

 

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